Rafeiro - ορισμός. Τι είναι το Rafeiro
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι Rafeiro - ορισμός

DESIGNAÇÃO POPULARMENTE DADA AOS CÃES E GATOS MESTIÇOS OU SEM RAÇA CLARAMENTE DEFINIDA
Rafeiro; Vira Lata; Vira-latas; Vira lata; Vira-Lata; Rafeira; Guapeca; SRD; Sem raça definida
  • Vira-lata caramelo em [[Palmeiras de Goiás]]
  • Uma cadela vira-lata em Maranguape, Ceará.
  • Exemplo de vira lata sem traço de nenhuma raça conhecida.

Rafeiro         
m. e adj.
Cão, que serva para a guarda de gado.
Fam. e deprec.
Indivíduo impertinente, que anda sempre acompanhando outro, como o cão acompanha o dono.
rafeiro         
adj Diz-se de uma casta de cães próprios para a guarda de gado
sm Esse cão
adj Diz-se do indivíduo que acompanha sempre outro, vigiando-o e defendendo-o; capanga, guarda-costa
sm Esse indivíduo
adj fam e pej Diz-se do que sempre acompanha outro, como o cão segue o dono
adj+sm Bajulador.
Rafeira         
adj. Ant.
Dizia-se de uma febre violenta.
(De "rafar")

Βικιπαίδεια

Vira-lata

Vira-lata (português brasileiro) ou rafeiro (português europeu) é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD (Sem Raça Definida), sendo CRAND (Cão de RAça Não Definida) e GRAND (Gato de RAça Não Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários. Em algumas regiões do Brasil também são conhecidos como pé-duro, guaipeca, bajariva, totó e cusco.

O termo vira-lata deriva do fato de muitos desses animais, se abandonados, serem comumente vistos andando famintos pelas ruas revirando latas de residuos em procura de algum tipo de alimento.

Geralmente os cães e gatos considerados sem raça definida são mestiços, descendentes da combinação entre animais de diferentes raças.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Qualibest, em 2017, os cães sem raça definida correspondem a 41% do total de cachorros de estimação – isso mesmo sendo quase impossível saber quais raças deram origem a eles.

Os SRD (CRAND/ GRAND) por outro lado, são todos os cães e gatos que não têm origem definidas em um pedigree, que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Os cachorros mestiços (combinação de duas raças), ou mesmo aqueles que se parecem muito com determinada raça, mas não possuem certificação, também podem ser classificados como SRD. Para obter um pedigree, o animal tem que ter pais com o mesmo certificado, ou seja, da mesma raça. Entidades certificadoras exigem verificação de ninhada e mais recentemente a aplicação de microchips por veterinários. O animal pode ter a aparência de um cão de raça mas só o certificado atesta. Hoje, com o avanço dos exames de DNA, provavelmente há possibilidade de se definir se um cão é de uma determinada raça ou não, mas são exames ainda caros. Se houver qualquer mistura de raça (incluindo a cruza de dois animais de raça ou um de raça e um vira-lata) esse animal já será considerado um SRD.